28/02/2018
Palestras sobre manejo integrado de mofo branco e de nutrição de bovinos de corte a pasto foram realizadas.
O público compareceu e lotou as três palestras realizadas até esta terça-feira, 28 de fevereiro, durante a 23ª Edição do Dia de Campo Copercampos, realizado em Campos Novos.
Durante a segunda-feira e terça-feira pela manhã, o Engenheiro Agrônomo e consultor da empresa RB, pesquisador Ricardo Brustolin, abordou o tema de uma das doenças que tem prejudicado a produção agrícola de diversas regiões do país. O manejo integrado de mofo branco torna-se essencial para quem deseja altas produtividades e Ricardo Brustolin buscou repassar informações aos visitantes para que se conheça inicialmente a doença.
“É preciso conhecer a doença, suas particularidades, para depois realizar medidas de ação. O manejo da doença não acontece somente durante uma safra, e buscamos apresentar todo o ciclo e o porque o mofo branco vem aumentando nas lavouras. O produtor precisa iniciar as táticas de controle, baixar os estoques de escleródios no solo e conviver com a doença. Vai ser difícil eliminar o fungo, mas é possível ter estoque baixo do fungo no solo”, informou.
Ricardo detalhou nas palestras táticas para controlar a doença e diminuir sua presença nas áreas. “Evitar a entrada na lavoura, ter cuidado no momento de adquirir semente, porque a principal via é a semente por meio de escleródios que ficam nas sementes, e nas lavouras que já tenho mofo branco, é preciso baixar o estoque e para isso é preciso rotacionar culturas, evitar folhas largas no inverno, fazendo sucessão de culturas e utilizar trichoderma, porém, isso é muito técnico, além de utilizar variedades mais eretas, linhas mais abertas para diminuir o molhamento nas partes mais baixas das plantas”, ressaltou.
Durante à tarde produtores e pecuaristas da região participaram de palestra ministrada pelo Zootecnista e mestre em nutrição animal, Evandro Schonell. Na oportunidade Evandro destacou alguns importantes fatores para a suplementação animal, comentando desde a nutrição de bezerros mostrando a importância no desenvolvimento ruminal, com maior absorção dos nutrientes garantindo o melhor desenvolvimento dos animais.
Apresentou também a nutrição para vacas de cria, onde manter a nutrição adequada desde o início da gestação, garante melhor capacidade de desenvolvimento do bezerro, e gera animais com maior capacidade para ganho de peso.